quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
"Uccello della pioggia"
Salento é a região extremo sul da Puglia. A sua herança cultural é fortemente enraizada na produção agrícola e portanto, camponesa. A produção de tabaco foi muito intensa até meados dos anos 60. De fato são inúmeras as manifestações culturais que giram em torno da produção de tabaco: músicas de trabalho, artefatos, etc
Na produção cerâmica local há um objeto especialmente interessante: o “ uccello della pioggia”, o pássaro da chuva. É um contenedor de água e simultaneamente um regador. Porém, sua utilidade ultrapassava o nível mundano, pois era também um objeto de culto dos antigos camponeses através do qual um pássaro mítico era evocado para interceder junto às divindades celestes na obtenção de água através da chuva.
A particularidade desse manufaturado consiste em sua forma, pois embora seja um contenedor não possui boca, e, ao contrário do esperado, possui uma base perfurada e apenas um furo com o diametro de um polegar em seu lado superior. Pois são estas características que garantem sua funcionalidade. Obedecendo um princípio físico simples, o objeto quando imerso na água é preenchido por ela através da base perfurada. O ar que ocupava essa área sai pelo furo superior. Uma vez cheio, se o contenedor tiver seu furo superior tampado pelo polegar, poderá ser retirado da água sustentando dentro de si a água que será liberada quando o polegar destampar o referido furo superior. Assim, a água se liberará parecendo chuva e regará as plantações. Esse objeto possui um valor mágico simbólico de fertilidade muito presente na memória salentina.
Há um atelier de cerâmica na cidade de Tricase, perto de Otranto, "la Bottega Branca", que mantém a tradição de produzir o “Uccello della pioggia” , possui cursos regulares de cerâmica e oferece um serviço muito interessante de turismo local: propõe uma vivência de imersão alojando seus alunos em um hotel de agroturismo e promovendo uma aproximação efetiva com detentores do saber tradicional além da prática na produção cerâmica.
Se quiser saber mais acesse o site http://www.branca.le.it
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário