Eugenio Bennato formou-se na Unversidade Federico II em Napoli em física, porém, por ali envolveu-se com a música popular tradicional e colaborou para a fundação do grupo "Nuova Compagnia di Canto Popolare" e do grupo "Musicanova".
Em sua carriera como musicista se desenvolveu dentro de um processo de pesquisa intenso focado nas tradições da cultura popular do sul e do mediterrâneo. Compôs várias trilhas sonoras.
Seu compromisso com a tradição musical local não o impede no entanto, de propor sua reapropriação estética. De fato não teme o híbrido.
Em 1998 lança o movimento "Taranta Power" buscando promover a Taranta através de várias ações culturais ( música, cinema, teatro). O alcance de sua produção ultrapassa os limites do país e entre os anos de 2001 e 2002 faz uma tournèe apresentando as músicas dos álbuns "Lezione di tarantela" e "Tarantela del Gargano" no Canadá, Marrocos, Australia,Argentina, U.S.A., Espanha, França e Algeria.
Desafiando o sentido de confinamento territorial funda em 2001 em Bologna a "Scuola di taratella e danze del Mediterraneo". O album "Che il mediterraneo sia" nasce em 2002.
Em 2006 trabalha como professor em Nápolies nas oficinas da Università deli Suor Orsola Benincasa.
A África passa a ser seu novo horizonte de pesquisa e apropriação em 2007.
No Estiva de Sanremo de 2008 participa apresentando a canção "Grand Sud".
Bennato olha para a criação de frente, não teme a diferença e faz da fronteira o seu lugar.
referência: http://it.wikipedia.org/wiki/Eugenio_Bennato
Nenhum comentário:
Postar um comentário