sábado, 20 de fevereiro de 2010

Hortas sociais urbanas
















Bari. um sábado em uma tarde qualquer.
Um grupo de amigos entre botânicos, agrônomos, utópicos e ambientalistas se reúnem em volta de uma mesa (pra nao perder o costume) em uma cooperativa do bairro Japigia (o mais populoso de Bari). Um unico ideal os aproxima: o de transformar espaços urbanos degradados e abandonados em verdadeiras hortas, "povoando-os" de hortaliças e frutas. Nasce a primeira experiencia de uma horta social urbana na cidade de Bari: oRtOcIrCuItO, a primeira experiência de uma horta social urbana na cidade de Bari.
As hortas sociais urbanas sao realidades bem difundidas na Europa e em muitos "comunes" conscientes italianos. Terrenos públicos degradados e abandonados a si mesmos, em meio a realidade urbana, são completamente transformados finalizados a produção de hortaliças. Em particular, se valoriza o uso de métodos de cultivo que respeitam a natureza e seus ciclos, como a agricultura orgânica.
è uma alternativa em pequena escala à agricultura intensiva e um breque ao desenvolvimento imobiliário abusivo. As hortas sociais urbanas existem também como solução sustentável para melhorar paisagens urbanas descuidadas criando espaços urbanos "verdes" e de qualidade.
Pela sua característica social, é principalmente um lugar comum de agregação étnica e multi cultural, ponto de encontro para a comunidade e reunião de gerações de anciãos e jovens, dando a possibilidade às pessoas de estarem em contato com a natureza em meio à realidade urbana, educando à praticas sustentáveis e a um estilo de vida mais saudável. Diminuindo o ritmo frenético imposto pela vida moderna, acaba por substituir as relações mecânicas às relações mais sinceras e duradouras. Além do mais, da a possibilidade às categorias marginalizadas da sociedade de desenvolver uma atividade produtiva.
O projecto oRtOcIrCuItO nasce com o objectivo de criar uma rede de hortas sociais urbanas na cidade de Bari. O nome cIrCuItO ao projeto da perfeitamente a ideia de uma rede de hortas sociais que se encontram em um único ponto fixo: um estilo de vida urbano sustentável.
O primeiro passo já foi dado: no bairro Japigia, Dom Biagio, padre responsável pela paroquia de San Marco, concedeu o terreno adjacente à Igreja para a realização da primeira horta.
Hortas sociais urbana: la città che diventa campagna o la campagna che invade la città?
blog da horta: www.ortocircuito.blogspot.it
Un caro saluto,
Carolina Borghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário